Pular para o conteúdo

10 atitudes de pessoas de sucesso

Atitudes de sucesso

Vamos falar sobre atitudes de pessoas de sucesso. Por que algumas pessoas em circunstâncias às vezes muito ruins conseguem ter mais sucesso do que outras que às vezes nascem com tudo que teoricamente precisam para ter sucesso?

Antes de mais nada, vamos fazer um parêntese muito grande aqui, o sucesso não é uma média comum a todo mundo. O que para mim pode representar sucesso, para você pode não ter o mesmo significado.

Por exemplo, sucesso para mim é tempo com a minha família, poder contribuir com as pessoas, seja com um podcast, com uma aula ou uma mentoria. É poder deitar-me na cama sem a preocupação de que deixei alguém na mão.

Para outras pessoas sucesso está relacionado a cargo, salário, viagens ou bens. O que não é nenhum problema, isso está relacionado aos valores de cada um. Não podemos julgar ou achar que os outros são melhores ou piores, porque os contextos de vida, experiências e crenças não são os nossos.

Então o que eu vou falar aqui são atitudes de pessoas que obtiveram sucesso, seja na vida pessoal ou profissional ou qualquer outro significado que essa pessoa tenha dado a sucesso na vida dela.

Acordar cedo

 

Esse é um hábito muito comum, principalmente em pessoas de sucesso na carreira. Acordar cedo para aproveitar o horário de maior silêncio, de menor interrupção, muitas vezes para estudar ou meditar.

Existe um livro chamado o Clube das 5 da manhã, que fala sobre o hábito de acordar as 5 da manhã. O autor Robin Sharma explica que esse horário é o melhor horário para atingir um estado de Flow, sem interrupções de tecnologia ou distrações externas. É um horário em que você consegue se concentrar efetivamente no que tem para fazer.

Mas isso pode não funcionar para todo mundo. Cada um de nós tem o melhor horário no dia. Por exemplo, eu funciono muito bem pela manhã, mas vai chegando 9 horas da noite eu desligo. Minha esposa, funciona bem no horário da noite, consegue produzir e não é tão influenciada pelo sono.

Além disso, acordar cedo não significa sacrificar suas horas de sono. Dormir bem é um hábito que também influencia na nossa produtividade no dia seguinte. Para alguns pode ser 6 horas e para outros 8 horas. Então se serve como sugestão, teste o seu melhor horário.

 

Leia

Um segundo hábito muito comum em pessoas que tem sucesso é a leitura. Não apenas pelo conhecimento adquirido, que por si só já seria algo muito positivo, mas também porque a leitura aumenta o seu nível de criatividade e inovação. Você passa a ser mais analítico, propositivo, melhora o seu foco, sua capacidade de refletir, memória e vocabulário. São diversos os benefícios da leitura.

Imagine que o seu conhecimento é uma ilha. A borda dessa ilha representa tudo que você consegue ver, mas ainda não conhece.  Quanto mais você aprende e adquire conhecimento, a sua ilha aumenta e consequentemente você vê novos conhecimentos surgindo. Não é que você tenha que aprender tudo ao mesmo tempo, muito pelo contrário, isso é até uma das armadilhas do aprendizado, mas você sabe que existe para o momento em que aquilo for importante para você.

Muitos conhecimentos são ignorados simplesmente porque a maioria das pessoas nem sabe da sua existência.

Agora, muito importante. Não é apenas ler, mas utilizar o conhecimento adquirido. Leitura sem aplicação não é tão efetiva quanto leitura e prática e compartilhamento, isso sim é muito mais eficaz e com certeza vai te trazer muito mais sucesso.

 

Tenha um planejamento diário

Uma das coisas que mais impacta na dinâmica do nosso dia a dia é não ter um planejamento. Simplesmente deixar o dia acontecer e ir se virando, deixando de fazer o que deveria ser feito, porque não se lembrou ou porque foi engolido por tarefas emergenciais.

As pessoas de sucesso sempre planejam o seu dia. Elas mantêm um diário por duas razões: para ter uma visão clara do que tem é importante para ser feito no dia seguinte e para poder avaliar tudo que feito e se sentirem gratas.

Mas não ache que o planejamento diário é algo burocrático, detalhado hora a hora. Muitas vezes as pessoas tentar adquirir esse hábito se obrigando a esmiuçar tudo que vão fazer no dia seguinte e obviamente isso não dá certo, não é?

Primeiro porque depois de um tempo, isso vai ser tão trabalhoso que as pessoas acabam desistindo e segundo, porque a gente não tem como prever tudo que vai acontecer no dia seguinte.

Em geral as pessoas de sucesso colocam apenas 3 a 5 atividades que elas sabem que são importantes e que terão que fazer no dia seguinte. Isso serve como uma bússola, que vai dar a direção que eles têm que seguir.

 

Não tente ser multitarefa

Não tente ser multitarefa. Achar que é mais produtivo fazer diversas atividades ao mesmo tempo é ilusão.  Diversos estudos mostram que toda vez que precisamos trocar entre atividades há uma perda mínima de 20% do tempo total da atividade, ou seja, se você acha que está sendo mais rápido está se enganando, minimamente você está gastando 20% a mais de tempo.

Existe um outro fator que já falei em outros artigos, cada vez que terminamos uma tarefa, liberamos no nosso organismo dopamina (neurotransmissor que traz a sensação de prazer), ou seja, quando você atua em diversas atividades ao mesmo tempo você vai demorar mais para sentir prazer no que você está fazendo.

Mantenha-se Ativo

Parece até um pouco clichê falar “Corpo são mente sã”, mas a verdade é que precisamos nos preocupar também com a nossa saúde física e para isso precisamos nos manter ativos, fazendo exercícios regularmente e nos alimentando bem. Esse é um dos segredos das pessoas de sucesso.

Muitas vezes a atividade em si acaba sendo um momento de reflexão também. As vezes quando estou caminhando na praia é quando eu tenho as melhores ideias. É quando eu consigo organizar minha cabeça e é um momento que me ajuda a relaxar.

Existem também aqueles que usam as atividades físicas como fonte para se desafiar e sair da sua rotina. Muitas pessoas bem sucedidas no meio acadêmico ou empresarial são competidores de triatlo, decatlo, corridas e até mesmo em esportes mais radicais, como alpinismo e parapente.

Isso tem uma razão. Esses tipos de atividades te colocam em estado de mindfulness, onde você precisa estar totalmente focado no seu momento presente para que possa ter o seu melhor desempenho e em alguns casos não correr riscos de vida. A adrenalina funciona como um catalisador desse estado.

Um grande cuidado é que, muitas vezes a adrenalina pode se tornar viciante e as pessoas buscam por desafios ainda maiores e que as ponham em riscos sérios. Por isso é importante saber dosar para que o remédio não se torne veneno.

 

Visualize o Sucesso

O quinto hábito comum nas pessoas de sucesso é visualizar o sucesso. Manter o seu pensamento no seu objetivo já atingido. Isso é uma técnica da programação neurolinguística e tem relação com o fato de que o nosso cérebro libera uma série de neuro hormônios que ajudam a regular as nossas emoções conforme nosso pensamento.

Só que o nosso cérebro não sabe distinguir um pensamento oriundo de um fato real, por exemplo quando a gente assiste a um filme de terror. O medo vem, mas você tem total consciência de que nada do que você está vendo é real.

E é exatamente por isso que a gente visualiza o sucesso, porque as emoções e as mudanças fisiológicas positivas irão acontecer como seu você estivesse realmente vivenciando o momento. E isso vai te motivar ainda mais a querer efetivamente chegar lá.

Você já deve ter ouvido a frase, “a jornada é mais importante que o destino”. Exatamente porque você vai vivenciando o sucesso durante a jornada e não apenas quando chegar no sucesso efetivo.

Tenha controle sobre as suas distrações

Essa é uma das atitudes mais importantes para quem quer ter sucesso. Ter controle das distrações, ainda mais em um mundo onde ela vive na palma da nossa mão.

O tempo que você gasta simplesmente zapeando canais na televisão, assistindo uma série, jogando e até mesmo navegando nas redes sociais não volta. Esse tempo é considerado por muitos um desperdício.

E isso não quer dizer que você não possa gastar seu tempo dessa forma, nós precisamos de algo que nos distrai, que não tenha um “objetivo final”. Algo que a gente simplesmente faça para ter uma recompensa imediata.

Por isso que as pessoas de sucesso definem o controle sobre a distração e não a eliminação das distrações. Ter controle é saber determinar quanto e por quanto tempo você está disposto ou disposta a ficar ali na distração.

Não deixe que a distração venha no seu horário de maior produtividade. Lembra que eu falei que a noite eu desligo, então, a noite é quando eu jogo, navego pelas redes sociais e assisto as minhas séries.

Controle a negatividade

Além de controlar as distrações você deve também saber controlar a negatividade. O mais importante é se blindar de pensamentos negativos, principalmente de pessoas que não estão vivenciando a mesma experiência que você.

Imagina que você tem a ideia de empreender e está cercado de pessoas que acham que não vai dar certo, por conta das suas próprias crenças e vivências. Se você se deixa levar por esses pensamentos negativos e crenças, eventualmente você vai deixar de empreender.

Ou você quer passar em um concurso e tem alguém que fica o tempo todo falando que é fraude, que nunca viu ninguém passar. Isso pode ser um balde de água fria na sua motivação.

Então às vezes, mais importante do que controlar a sua negatividade é se blindar contra pessoas negativas ao seu redor. E isto não significa se isolar das pessoas ok? Porque muitas vezes elas acham que estão tentando de ajudar, mas com as crenças e experiências delas.

Agradeça o que tem

As duas últimas atitudes têm muita relação uma com a outra. A primeira é ser grato pelo que tem.

A gente sempre corre atrás de alguma coisa. Mas a gente nunca alcança porque quando chegarmos lá vamos ter outro objetivo, outra meta, outro propósito. Então, ao invés de se sentir infeliz porque está sempre atrás de algo, se sinta feliz por tudo que você vai alcançando durante a jornada.

Se você quer perder 10 quilos e já perdeu 2, seja grata pelos 2 que já perdeu e não triste porque ainda faltam 8.

Se você quer passar em um concurso e está a um ano estudando, seja grato por tudo que você já aprendeu e que vai servir para sua vida e não apenas para passar no concurso.

Devolva

E por último, bastante relacionado a gratidão, doe. Devolva parte do que você obteve durante a jornada.

Eu não estou falando de dinheiro. Dinheiro é apenas uma ferramenta. Doe o seu tempo, o seu aprendizado. Colabore com o resto do mundo.

Uma pesquisa do livro Hábitos Saudáveis, do escritor americano Tom Corley, mostra que 73% das pessoas bem sucedidas praticam algum tipo de doação, em sua maioria com 5 ou mais horas mensais de dedicação para a sociedade.

Eu mesmo agradeço a oportunidade de compartilhar esse conteúdo com vocês, seja através do podcast, dos livros Jornada Colaborativa em que fui colaborador, os artigos, meet-ups. Para mim isso é um dos pilares do meu sucesso.

Então pessoal, recapitulando.

  1. Acordar cedo
  2. Leia
  3. Tenha um planejamento diário
  4. Não tente ser multitarefa
  5. Mantenha-se Ativo
  6. Visualize o Sucesso
  7. Tenha controle sobre as suas distrações
  8. Controle a negatividade
  9. Agradeça o que tem
  10. Devolva

 

Existem diversos outros hábitos e atitudes que eu poderia trazer aqui, como meditação, hobbies, mas a ideia foi trazer, aqueles que na minha opinião são os principais para que você tenha as ferramentas necessárias pra ir em busca do seu sucesso.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] quiser saber um pouco mais sobre sucesso tem os artigos, 10 atitudes de um pessoa de sucesso e Mindset – A chave para o sucesso de uns e fracasso de outros, onde falo sobre atitudes, […]

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram