Pular para o conteúdo

Alta performance: mais que senioridade no time

Alta performance: mais que senioridade no time

Neste artigo, falarei sobre como uma corrente tem a força de seu elo mais fraco no contexto do trabalho. Embora essa frase seja clichê, nem sempre é verdadeira. No contexto de times, precisamos prestar muita atenção em como estamos desenvolvendo a cultura do time para alcançar a alta performance.

O que é um time de alta performance?

É muito comum que empresas e líderes busquem formar times de alta performance. Mas o que exatamente é um time de alta performance? Se perguntarmos a 10 pessoas, é provável que tenhamos 10 respostas diferentes. Tentando compilar no senso comum, um time de alta performance é capaz de realizar entregas de qualidade, com valor, dentro do prazo, atendendo ou superando as expectativas dos contratantes.

Quando falo em contratantes, me refiro à área ou pessoa que solicitou o produto ou serviço que está sendo desenvolvido. Faz sentido? Para ter um time assim, as habilidades necessárias incluem experiência, colaboração efetiva, comunicação eficaz, rapidez e autodidatismo, entre outras.

Imagine que você está desenvolvendo um projeto com um time de seis pessoas e duas dessas pessoas não contribuem tanto, não conseguem cumprir os prazos, não têm tanta experiência. Será que você está com um time de alta performance ou aquém do que poderia entregar? Aqui está claro como o elo mais fraco pode influenciar na força da corrente ou do time.

A fluidez e a agilidade do time

Resolver isso é simples? Basta formar um time com pessoas seniores, experientes, que possam trabalhar e ter as habilidades necessárias para que o time tenha ali a sua fluidez, consiga trabalhar de forma ágil, tenha maturidade técnica, não é? Isso é o que a maioria das empresas faz quando ela forma equipes de alta performance. Mas será que isso é suficiente? Será que isso é sustentável?

Minha resposta é não. Apesar de você ter um time de alta performance naquele momento, um time de alta performance é um time que não para de se desenvolver. Não adianta você contratar pessoas altamente eficientes, pois, com o tempo, os conhecimentos, práticas e métodos conhecidos vão ficando obsoletos se eles não pararem de se desenvolver. E, assim, o que hoje pode ser o elo mais forte pode ser o elo mais fraco amanhã.

Além disso, pensemos sobre esse time. Ter um time somente com pessoas mais experientes é ótimo, mas traz algumas questões. Será que o custo desse time é viável? Será que não teremos disputas de ego para ver qual deles é o mais sério dos seniors? Os egos muitas vezes vão acabar impactando no trabalho como um time de alta performance. Como diz aquela célebre frase: “Isso é raro, mas acontece sempre”.

Então, como eu posso desenvolver e manter um time de alta performance com toda essa problemática?

Desenvolvimento constante é necessário

Para mim, um time de alta performance consiste de membros comprometidos em trabalhar em equipe, que possuem vontade de aprender, estão dispostos a colaborar uns com os outros, têm um senso de entrega ao time e não individual, se comunicam de forma clara e transparente sem medo de críticas, mantêm o respeito mútuo e são capazes de se concentrar em seus objetivos e nos valores do time.

Não considero fatores como idade, experiência ou senioridade ao definir um time de alta performance. Isso porque, em minha opinião, um time de alta performance não pode ser simplesmente contratado, ele precisa ser desenvolvido através da experiência.

Por exemplo, considere os 11 melhores jogadores de futebol do mundo, cada um em sua posição. Mesmo sendo individualmente excelentes, eles não seriam os mais performáticos sem saber como jogar em equipe. Isso requer um tempo para se adaptar e estabelecer um entrosamento. O mesmo acontece com um time de alta performance, que precisa ser construído e mantido continuamente.

Alta performance não é um estado permanente, mas sim temporário, que precisa ser renovado constantemente. O mundo muda, as tecnologias mudam, as metodologias mudam, e as pessoas do time mudam. Existem muitas variáveis que podem afetar a alta performance, e, por isso, precisamos sempre trabalhar para reconstruí-la.

E se houver membros que não estão desempenhando bem? Isso ainda é um problema? Certamente, mas lembre-se do item que define um time de alta performance: o senso de entrega ao time e não individual. Quando há um foco no todo, os elos fracos se complementam e se fortalecem com o tempo. Com colaboração, desenvolvimento, feedback e comunicação aberta, mesmo os elos inicialmente fracos podem se desenvolver cada vez mais.

Como eu consigo desenvolver e manter esse time de alta performance? 

O primeiro ponto é saber que você precisará desenvolver nesse time uma cultura, um comportamento diferente e que isso não tem nada a ver com a parte técnica, metodológica ou funcional, é puramente comportamental.

Colaboração entre si e olhar de entrega de time

O primeiro ponto que eu trabalho é o senso de colaboração e para isso, preciso criar um ambiente seguro onde as pessoas se respeitam, têm empatia e entendem suas habilidades e limitações. Isso vem com o tempo e com interação entre as pessoas, não tem outro jeito, elas precisam se conhecer e perceber que podem se abrir e ser elas mesmas sem máscaras.

Comunicação clara, transparente e com respeito mútuo

Além disso, a comunicação clara e aberta, mantendo também o respeito, a ausência de julgamento, com honestidade e compartilhando as ideias e opiniões sem medo ajuda a fortalecer esse ambiente e dar clareza para todos sobre qualquer coisa que esteja acontecendo. Não há segredos nesse ambiente, um erro não precisa ser escondido

O time deve ter uma visão clara e compartilhada do propósito, objetivos e metas que precisam ser alcançados. Eles devem discutir juntos como podem alcançá-los. É importante permitir que o time tome suas próprias decisões sobre como atingir esses objetivos. Se houver restrições, como orçamento, tecnologia ou prazo, informe o time, mas permita que eles encontrem uma solução.

Foco no objetivo e nos valores do time

O foco deve estar nos resultados, apesar das dificuldades, impedimentos e problemas que possam surgir. O time precisa ser resiliente e concentrar-se no resultado final. É importante definir com eles o que é um resultado de sucesso para que possam medir, avaliar e melhorar seus resultados a cada ciclo.

A renovação constante da alta performance

O feedback é crucial para manter a alta performance da equipe. É importante fornecer feedback constante para a equipe como um todo, individualmente e dos resultados obtidos. Realizar retrospectivas e discussões para identificar oportunidades de melhoria, com a participação de todos, ajuda a construir o senso de equipe e manter a alta performance.

O feedback é a engrenagem que permite ajustar o rumo sempre que necessário e garantir que o time de alta performance seja sustentável.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram