Pular para o conteúdo

Mindset Antifrágil

Mindset Antifrágil

Como surgiu?

O termo “Antifrágil” foi criado pelo escritor libanês Nassim Taleb, que ficou conhecido pelo livro “A Lógica do Cisne Negro“.

De acordo com Taleb, o antifrágil se beneficia de momentos de caos para evoluir. Além disso, ele consegue prosperar e se beneficiar em momentos de alta volatilidade, desordem e imprevisibilidade.

Para exemplificar esse conceito, é possível fazer algumas comparações:

Um cristal é frágil. Se deixarmos ele cair no chão, provavelmente irá se quebrar. Seria difícil restaurá-lo à sua forma original, e mesmo que fosse possível, ele não seria exatamente o mesmo devido à sua estrutura alterada.

Já uma rocha é rígida. Se cair no chão, provavelmente não sofrerá danos. Ela resiste à pressão e à temperatura, mas não muda, assim como algumas pessoas que conhecemos. Não importa o que aconteça, elas permanecem “uma rocha”. No entanto, isso também significa que elas não são capazes de se adaptar às mudanças.

O terceiro conceito é sobre resiliência.Essa palavra é usada em diversas áreas. Sua origem é da física e se refere à capacidade de um corpo retornar ao seu estado original, mesmo após sofrer alterações.

Imagine uma bola de tênis ou um elástico. Se você mudar sua forma e soltar, eles voltam ao seu estado original, mas acabam se adaptando para cumprir seu papel.

Algumas pessoas também são resilientes. Elas conseguem rapidamente retomar seu estado original e permanecer as mesmas, mesmo em momentos de caos e incerteza. Isso acontece quando o estresse e a pressão são maiores do que no dia a dia. Ser resiliente já é uma característica positiva, especialmente em um mundo volátil, cheio de incertezas e mudanças constantes.

O que é ter uma mentalidade antifrágil?

Em vez de quebrar, permanecer igual ou voltar ao seu estado original, em momentos de caos e incerteza, o antifrágil cresce, melhora, reage positivamente e aproveita a oportunidade.

Na natureza, existem muitos casos de antifragilidade, onde algumas espécies, devido às mudanças do seu ambiente, se adaptam ou se aproveitam dessas mudanças.

Você conhece aquela plantinha, o dente de leão? Quando vem um vento forte que arranca essas partes, exatamente como o nosso sopro, o que ela solta não são pétalas. Em vez disso, solta suas sementes, que vão ajudar na sua reprodução.

Dente de Leao e antifragilidade

E para quem gosta de fazer exercícios, o que é preciso para o músculo crescer? A tal da hipertrofia. É preciso que o músculo rompa as suas fibras. Para isso, é necessário aumentar a carga até que o músculo se adapte novamente e seja necessário aumentar a carga novamente.

Eu já vi uma analogia da mitologia grega que eu achei bem interessante.

O ser humano, na mitologia, é frágil porque, se você arrancar sua cabeça, ele perde a sua vida.

Já a Fênix, lembra dela? Aquela ave de fogo que retorna das cinzas quando morta. Então, se você cortar a sua cabeça, ela retornaria ao mesmo estado, ou seja, ela seria resiliente.

E a Hidra? Aquela mesma, do corpo de dragão com cabeças de serpente. Se você cortasse uma cabeça, o que aconteceria? Nasciam duas no lugar. Esse é um exemplo de antifragilidade, onde ela se beneficia do problema.

Por que é importante ter o mindset antifrágil?

Quando adotamos esse mindset e estamos prontos para lidar com situações caóticas, estamos aptos a enxergar oportunidades nos problemas e crescimento nas críticas e dificuldades. Podemos usar esses obstáculos como degraus para o nosso desenvolvimento, aprendendo com nossos erros e evoluindo continuamente. Isso significa que estamos preparados para lidar com os desafios de forma positiva e construtiva.

Imagine um escritor ou chef de cozinha que recebe uma crítica ao seu trabalho, seja ele um novo livro ou um prato novo no restaurante.

Se ele for frágil, ele pode achar que não serve para a profissão ou que o livro é ruim, simplesmente ele vai desistir. Porque ele não sabe lidar com a crítica.

Se ele for resiliente, irá ouvir a crítica. Embora possa se abalar em um primeiro momento, terá convicção de que seu trabalho está sendo bem realizado e que deu o seu melhor. Seguirá em frente seguindo suas crenças e convicções, e seus resultados serão pautados no que ele acredita.

Entretanto, se ele for antifrágil, é bem provável que ele tente entender as críticas e identifique o que poderia ser feito melhor. Ele pode mudar seu prato ou criar uma nova versão do livro, ou seja, ele vai usar o problema como impulso de melhoria.Em outras palavras, ele vai usar o problema como impulso de melhoria.

Ter problemas, cometer erros e lidar com situações adversas é muito comum no nosso dia a dia. Passamos por elas, mas muitas vezes não as usamos para melhorar, crescer e nos preparar para outros momentos. Elas são como uma onda grande que passou, mas o barco continua navegando.

Como desenvolver o mindset antifrágil?

Mindset ou mentalidade é algo que trabalhamos. É a construção do modelo mental que vamos utilizar para a tomada de decisão e ações em todos os momentos da nossa vida.

Portanto, desenvolver um mindset antifrágil não é simplesmente virar uma chave. É preciso trabalhar a cada dia, observar os problemas e buscar oportunidades de aprendizado com seus erros. Isso pode ser feito principalmente tirando-se da zona de conforto e da rotina.

Cada vez que saímos da rotina e incluímos algo “inesperado”, estamos preparando nosso cérebro para situações adversas e fortalecendo esse mindset.

Nos momentos de risco, em que você tiver medo de errar, se forem não forem erros catastróficos, siga em frente. Caso ocorram, você aprenderá com eles. O estado de congelar diante de possíveis erros pode impedi-lo de acertar também. Não tente acertar 100% das vezes, isso não existe em um mundo de incertezas.

Receba feedback de maneira clara e transparente. Isso ajuda a desenvolver um ambiente de confiança e desenvolvimento contínuo, psicologicamente seguro, onde as pessoas saibam que podem errar e aprender com seus erros.

Além disso, olhe para o passado, as crises e as experiências anteriores semelhantes e use essa informação para ajudá-lo a tomar decisões, mas lembre-se de que cada situação é única. O passado não define o que vai acontecer no futuro, mas pode servir de base para entender o que esperar.

Uma das coisas que gosto de fazer para trabalhar nesse mindset é experimentar situações novas que me tirem da zona de conforto. Elas vão desde falar para um público novo e diferente sobre um tema novo em um idioma diferente do meu usual. Expor-se a essas situações diferentes do cotidiano também pode ajudá-lo a criar e fortalecer essa mentalidade.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram