Pular para o conteúdo

Metas Além do Papel: Execução e Monitoramento Efetivos

Neste artigo, vou falar sobre execução e monitoramento. Imagina que você conseguiu definir sua meta claramente; ela tem aquele apelo emocional, é forte e está bem definida, com clareza de cada passo planejado. Você está com uma energia lá em cima para executar, mas o tempo passa, e você não sabe se está mais perto ou mais longe do que quando começou.

A etapa de execução e monitoramento é quase um ciclo que pode e deve, inclusive, retroalimentar a etapa de planejamento.

Nossa, Bruno, agora ficou confuso. Fica tranquilo que eu vou explicar nos detalhes e dar alguns exemplos.

Planejamento e Desafios na Busca pelo Inglês Fluente

Vamos seguir no exemplo de que você tenha como meta aprender inglês porque quer morar nos Estados Unidos para proporcionar uma qualidade de vida melhor para sua família, uma educação melhor e melhores oportunidades de crescimento.

Não vou fazer as primeiras etapas só para resumir aqui, mas digamos que, no seu planejamento, você tenha os seguintes passos:

  • Procurar um curso de inglês
  • Se inscrever no curso de inglês

Por mais que pareça simples, esses passos derivam em muitas questões que podem te travar. Por exemplo, até quanto será o curso, será online ou presencial, qual a duração, quanto você está disposto a gastar? O que você quer atingir no final do ano com esse curso, para saber que foi efetivo? Será de gramática e conversação? Quanto tempo você vai se dedicar?

E aqui está a primeira armadilha. Por mais que pareça que você definiu seu planejamento corretamente, você vai precisar revisá-lo periodicamente, e eu sugeriria até diariamente.

Então, se amanhã você quiser procurar um curso de inglês, hoje você tem algumas etapas para estar pronto para amanhã, e essas etapas podem ser incluídas no seu planejamento se você achar necessário. O ideal é que as etapas nunca sejam maiores que um dia, assim é fácil medir se você conseguiu ou não fazer.

No exemplo que eu dei, você pode definir as seguintes etapas:

  • Definir o quanto estou disposto a gastar no curso
  • Definir o período de tempo que vou dedicar semanalmente
  • Definir se será online ou presencial
  • Definir o objetivo final do curso e como posso medir se alcancei

E tudo isso vai te ajudar a filtrar e concluir a tarefa de procurar o curso de inglês muito mais rápido e de forma mais precisa.

Adaptações e Consistência 

Agora, vamos dizer que você já achou e já se inscreveu no curso. Afinal, essas são tarefas pontuais, elas têm início e fim curtos e bem definidos. Você agora tem que se dedicar ao seu objetivo, que é mais contínuo.

O que você faz agora?

Volta no seu planejamento e coloca os passos que você entende que vão te ajudar a chegar lá e como você vai medir.

Lembra que seu objetivo tem que ser algo mensurável. Então, vamos dizer que até o final do ano você quer ser capaz de compreender um filme em inglês sem legenda. E para isso, você vai assistir a duas aulas por semana, totalizando 16 horas de aulas de inglês por mês.

É fácil monitorar isso, não é? Você pode até colocar uma planilha para saber como você está em relação ao seu objetivo. Lembrando que o seu planejamento tem que ser real, de acordo com o seu contexto. Se você não consegue se dedicar a esse tempo, coloque algo viável.

Como eu falei no artigo anterior, eu até gosto de trabalhar com duas características que, para mim, ajudam a desenvolver a autodisciplina, que são a consistência e trabalhar com a média. Por exemplo, assistir a 16 aulas consecutivas ou ter uma média de 4 horas semanais. Assim, se o seu curso for mais flexível, você consegue ajustar o seu horário mas garantindo o mesmo resultado.

E por falar em resultado, esse passo não garante o seu resultado, pelo menos não garante a medição da evolução dele, certo? Afinal, se você quer entender um filme sem legenda, você precisa medir como você está em relação a isso, não é?

Por isso, eu decidi colocar uma etapa de assistir um filme sem legenda a cada uma, duas semanas, de acordo com o que você tem de disponibilidade. Assim, você consegue monitorar e medir se você está assistindo os filmes e consegue colocar uma pontuação, por exemplo, de 0 a 10 de quanto você entendeu do filme.

Conforme você for evoluindo, é muito provável que a sua graduação vá aumentando de acordo com a sua evolução no curso.

Mas e se isso não acontecer? Bem, ou o método não está sendo eficaz, e aí talvez você tenha que buscar outra forma, por exemplo, uma aula particular de conversação ou o tempo dedicado não é suficiente, neste exemplo.

Por isso que é tão importante medir, senão você não faz ideia de como está evoluindo e se está mais perto ou mais longe do seu objetivo, e também por isso que o objetivo deve ser concreto e mensurável para você definir os passos que façam sentido.

Como já dizia Sêneca, filósofo romano, “Não há vento favorável para aquele que não sabe para onde vai”.

Transformando Metas Inspiracionais em Ações Concretas

Ah, Bruno, eu entendi, mas você pode me dar alguns outros exemplos? Claro, vou falar sobre as minhas metas e, se você depois quiser acompanhar, eu vou passar a postar os resultados no Instagram para vocês terem um exemplo tangível de como planejar e monitorar.

Eu tenho uma meta que é ajudar as pessoas a terem uma vida mais plena através do desenvolvimento pessoal, e ela é importante porque eu faço isso principalmente para minha família, para que meus filhos tenham uma base sólida emocional, de disciplina e de autoconhecimento para que sejam adultos mais felizes e bem-sucedidos.

Mas como eu transformo essa meta inspiracional em algo tangível? O primeiro ponto é entregando conteúdo através do meu podcast e dos meus artigos, um por semana. Então, eu tenho como objetivo dessa meta entregar 52 episódios no ano. Praticamente um por semana, toda segunda-feira. É mensurável, é relevante, é factível, é fácil de monitorar, inclusive eu uso uma planilha Excel.

E para que eu possa fazer isso, tem outro objetivo que apoia muito, relacionado a consumir conteúdos que me ajudem nessa jornada. Então, eu também tenho a meta de consumir 10 livros por ano, e posso dizer que já terminei quatro, então esse objetivo com certeza será revisto.

E a última meta é ter duas turmas do meu curso, que está em fase de desenvolvimento, ainda este ano, uma em maio e outra em novembro. Essa é minha meta mais desafiadora e que tem maior relação com o meu propósito.

Eu já tenho o planejamento inicial, mas tenho certeza de que ele pode mudar bastante conforme eu for avançando, pois tem muito mais coisas desconhecidas do que conhecidas nesse processo, como marketing digital, plataformas, criação e curadoria de conteúdo.

Tudo que é importante para que eu possa ter o curso mas que não tem necessariamente relação direta com o meu propósito com o conteúdo que eu gero. Então, aqui é onde reside a minha maior incerteza e por isso é onde eu preciso manter o maior foco de planejamento e monitoramento.

Mas é claro que existe o pilar da saúde nos meus objetivos, relacionado a melhorar minhas atividades cardio, para manter minha pressão estabilizada para aumentar minha longevidade, ter mais disposição com meus filhos e com minha esposa, me sentir menos cansado.

E por isso eu tenho como objetivo correr 365 Km no ano, derivando em correr a média de 1 km por dia, correr 5 km em 40 minutos, participar do circuito das estações. Tudo isso são passos mensuráveis que eu consigo acompanhar e medir. E obviamente com desafios que fazem com que eu libere dopamina e me dê o impulso de ação, que eu queira superar.

Então, chegamos ao fim dessa série sobre metas, sem desculpas para que você não conquiste os seus objetivos em 2024.

Agora não deixe de compartilhar esse artigo com pelo menos 1 pessoa que você sabe que está precisando desse empurrãozinho e que vive reclamando que não consegue sair da inércia, porque agora, com todo esse conteúdo, só se eu for pessoalmente empurrar essa pessoa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram