Você sabe o seu perfil comportamental?

Voce sabe qual o seu perfil comportamental

O artigo de hoje, surgiu de uma conversa que tive como o meu irmão essa semana. Estávamos conversando sobre algumas pessoas do trabalho dele e acabamos entrando na discussão de perfil comportamental, em como as pessoas são diferentes e como cada comportamento revela um pouco sobre o perfil das pessoas

Perfil DISC

Uma das características da minha formação de coaching é saber fazer uma análise comportamental e determinar o perfil das pessoas. O mais comum hoje em dia é a utilização do modelo DISC, muito utilizado pelas empresas em etapas de recrutamento e pela área de pessoas. No DISC temos 4 tipos comportamentais: dominância, influência, cautela e estabilidade.

Dentro de cada um desses tipos comportamentais são mapeados perfis que identificam se você é uma pessoa mais comunicativa, mais executora ou planejadora, por exemplo.

Cada perfil tem sempre características comuns no comportamento: como reagem à pressão, como se comunicam, como interagem, como lideram. Eles ajudam a entender um pouco de cada pessoa.

Eu não costumo usar o DISC, apesar de achar ele bastante interessante. Geralmente uso uma abordagem mais simples, mas que também tem um alto nível de precisão, quando as respostas são sinceras.

Todos os métodos, seja o DISC, MBTI, Assessment de coaching, são ótimos para trazer o conhecimento sobre o seu comportamento.

E por que isso é importante?

Conhecer o seu perfil comportamental vai te ajudar a entender como lidar com algumas situações de trabalho, relacionamentos, o que te motiva, seus pontos fortes, pontos de melhoria e até mesmo, os seus valores

Com essa consciência, você é capaz de se desenvolver e entender como potencializar o seu comportamento positivo dentro de um ambiente de trabalho, e como lidar com as situações que você sabe que precisa se desenvolver.

Por exemplo, se você possui um perfil mais “planejador”, tende a querer todos os detalhes antes de tomar qualquer decisão. É provável que em um momento de crise, você congele, por não conseguir tomar a decisão.

Em um cenário de crise, um perfil executor talvez consiga resolver o problema, para que as coisas possam ser resolvidas em definitivo em seguida.

Cada um de nós tem um pouco de cada um desses perfis. O importante é entender os que têm maior predominância e saber se eles estão aderentes ao que você precisa no seu trabalho.

 

Por que para a Liderança é importante conhecer o perfil comportamental da equipe?

Uma liderança, gerência ou até mesmo um trabalho dentro de um time, exige esse conhecimento.  É muito comum que as empresas avaliem o perfil comportamental de cada pessoa dentro do time para ver se não tem nenhum problema.

Por exemplo, imagine que na sua equipe você só tenha executores, pessoas que gostam de ver resultado, mesmo que às vezes falte um pouco de criatividade na execução e criativos, pessoas que gostam de criar, que às vezes tem muita iniciativa, mas nem sempre tem acabativa.

Esse time é uma bomba relógio. A qualquer momento vai ter um atrito e ele vai acabar se desfazendo. Não existe um elo de comunicação e facilitação dentro do time.

Essa é mais uma razão pela qual você deve saber o seu perfil comportamental e da equipe também. Se você é líder isso vai te ajudar muito a entender como lidar com cada um.

Assessment de Perfil Comportamental

Na prática como isso funciona? Vou explicar como eu faço o assessment, quais perfis e suas características e no final, um link para uma planilha que ajuda a fazer essa avaliação, para que você possa fazer a sua ou de cada membro da sua equipe.

É claro que a avaliação de um coach tem uma devolutiva completa, o que não é o caso aqui, mas conhecer o seu perfil comportamental vai ser um ótimo caminho para o seu autodesenvolvimento.

O assessment é composto por um questionário em que eu peço para que o coachee responda com sinceridade e com a primeira resposta que vier à sua cabeça.  E por que isso? Porque quando você pensa na resposta, você começa a buscar a que acha que seria a melhor para quem estiver lendo e não a sua resposta efetivamente.

Faça o teste e veja qual é o seu perfil predominante. Todos temos os 4 perfis, mas alguns são mais predominantes que os outros. No meu caso, por exemplo, o meu perfil predominante é o comunicador.

Baixe aqui o Assessment.

Então vamos aos perfis:

TUBARÃO – EXECUTOR

O primeiro perfil é o perfil tubarão ou executor. Normalmente, pessoas com esse perfil tem como principal característica, querer fazer as coisas rapidamente. Possuem alto senso de urgência e ação intuitiva. São impulsivos e gostam de vencer desafios.

Vivem o aqui e agora e na maioria das vezes são auto-suficientes. Gostam de tentar resolver seus problemas sozinhos. Não gostam de delegar o poder, ou seja, são aqueles perfis mais voltados para o comando e controle.

Os pontos fortes desse perfil são que eles fazem as coisas acontecerem, então, em um momento de crise, eles irão resolver o problema, sem burocracia e sem excesso de planejamento. Eles têm uma motivação bastante elevada.

O relacionamento interpessoal é algo que precisa se desenvolvido e geralmente fazem as coisas do modo mais fácil e mais rápido. Este é um dos principais pontos de melhoria desse perfil, já que possuem dificuldade de socializar e lidar com outras pessoas.  Também tem dificuldades em lidar com hierarquias.

Suas principais motivações são a liberdade para agir de forma individual, controlar suas próprias atividades e resolver os problemas do seu jeito. São grandes adeptos da competitividade, ou seja, ter muitos tubarões dentro de uma equipe pode ser um problema. Não gostam de rotina porque preferem variedade de atividades. Tem como principal valor resultado.

LOBO – PLANEJADOR

LoboO segundo perfil é um lobo, ou planejador. Pessoas com esse perfil têm a característica de gostar de fazer as coisas do jeito certo, ou seja, são detalhistas, organizadas, planejadoras e estrategistas.

Buscam todo tipo de conhecimento para que possam tomar as suas decisões da melhor forma. Seu pensamento é extremamente conservador, não gostam de instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, são pessoas que têm grandes dificuldades de viver um mundo VUCA como temos hoje em dia. São pessoas extremamente pontuais e organizadas.

Têm como pontos fortes a organização, conseguir ligar as informações entre passado e presente, projetando melhor as ações futuras. São consistentes, mantêm a conformidade e têm uma alta qualidade.

São conhecidos pela segurança do seu trabalho e pela entrega de forma consistente e alinhada com as expectativas dos solicitantes. Além disso, são leais, seguem muito bem regras e assumem responsabilidades sobre o trabalho que estão executando.

Possuem grande dificuldade de se adaptar às mudanças. Por serem conversadores, estruturados e sistemáticos, gostam de olhar todo o processo no detalhe, o que as vezes acaba tomando muito tempo e dificultando a sua adaptação ao ambiente de volatilidade. Este com certeza é, um dos principais pontos de melhoria deste perfil.

Suas principais motivações são: a certeza; a compreensão exata de quais são as regras e como podem fazer para cumpri-las; o conhecimento do trabalho que estão realizando, sempre buscando melhorar a cada dia sua base de conhecimento; a redução ou até mesmo a ausência de riscos e de erros e a entrega do começo ao fim.

São aquelas pessoas que têm iniciativa e acabativa, mas nem sempre são os mais rápidos. Garantem a consistência e a qualidade das entregas que realizam e tem como principal valor a ordem e o controle.

ÁGUIA – CRIATIVO

O terceiro perfil é a águia ou criativo. E aquele que gosta de fazer diferente, tem muita criatividade, é intuitivo, tem foco no futuro, mas ao mesmo tempo é distraído e curioso. Gosta de trabalhar de forma informal e casual e às vezes acaba tendo muita iniciativa e pouco acabativa.

É bastante flexível às mudanças, mas não gosta de participar do processo de ponta a ponta. Às vezes perde a motivação no meio do caminho pois após passar a etapa de criação não gosta de rotinas.

Geralmente provocam as mudanças nos locais onde estão, trazendo um pouco de criatividade, inovação, antecipando um pouco a visão do que pode acontecer no futuro. Por isso são muito flexíveis e sempre buscam mudar a mentalidade das pessoas para que elas tenham uma visão além da simples execução dos seus trabalhos. Este são os seus principais pontos fortes.

Seus pontos de melhoria são a falta de atenção para o aqui e agora, uma vez que sua cabeça está sempre no futuro. Muitas vezes são impacientes e rebeldes, pois não gostam de seguir diretrizes que às vezes impactam a sua criatividade. São pessoas bastante ansiosas porque sempre estão vivendo um momento futuro.

Às vezes defendem o novo simplesmente pelo fato de ser algo novo. Sem ter uma razão específica ou argumentos para defender a sua posição.

Suas principais motivações são a liberdade de expressão, ausência de controles rígidos, um ambiente de trabalho descentralizado onde as pessoas possam contribuir e colaborar entre si. Liberdade para fazer exceções, ou seja, para tratar coisas que não estejam burocratizadas e definidas em regras específicas e pôr fim, a oportunidade de delegar tarefas e detalhes, uma vez que eles são muito bons de iniciativa, mas não gostam da rotina. Seus principais valores são a criatividade e a liberdade.

GATO – COMUNICADOR

E por último temos o perfil gato ou comunicador que inclusive é o meu perfil. Esse perfil gosta de realizar as coisas junto; é sensível e voltado às pessoas; gosta de cultivar relacionamentos. É um perfil essencialmente tradicionalista, pensa muito na equipe, em como contribuir e fazer a colaboração mútua; em ter um ambiente seguro e de harmonia.

Esse perfil gosta de delegar autoridade de forma consciente e dando responsabilidade, mas acompanhando para que a pessoa se sinta segura.

Seus pontos fortes são a comunicação harmoniosa, eles desenvolvem e mantém a cultura empresarial pois acreditam muito no lugar onde se encontram. Vestem a camisa, tem comunicação aberta, buscam sempre mediar conflitos para que todos no final saiam bem e o ambiente volte a sua estabilidade e harmonia.

Este tipo de perfil costuma guardar muita coisa para si, para não gerar impacto nos outros. Buscam a felicidade acima dos resultados, o que pode tirar o foco deles quando estão em cargos mais executivos ou em busca de uma meta específica. Estes são um dos principais pontos de melhoria.

Sabem manipular através dos sentimentos, ou seja, são aquelas pessoas que fazem um pouco de chantagem emocional.

Suas motivações são: segurança, aceitação social e construir um consenso. Eles querem que a maioria das pessoas tenham uma visão comum.

Eles esperam reconhecimento da equipe, exercem uma supervisão compreensiva entendendo o ponto de vista de cada e buscando um ambiente harmônico e gostam de trabalhar em grupo.

Seus principais valores são a felicidade e a igualdade.

 

Resumindo

Estes são os 4 perfis comportamentais que eu utilizo quando eu estou fazendo a minha análise junto ao meu coachee. Eu quero muito saber o seu perfil! Faça o seu teste e depois posta e me marca, no Facebook, Instagram ou Linkedin.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments