Pular para o conteúdo

Meta não alcançada? Descubra segundo maior vilão

Meta não alcançada Descubra segundo maior vilão

No meu último artigo, abordei uma das principais razões – se não a principal – pelas quais as pessoas não alcançam suas metas anuais.A ausência de emoção e um propósito real para a meta são cruciais. É o que lhe dará forças para continuar quando pensar em desistir, mesmo que não seja algo que você goste ou que te dê prazer naquele momento. No entanto, como mencionei, essa não é a única razão; o segundo maior fator é a procrastinação. Mas por que, mesmo sabendo o que precisamos fazer, tendo um objetivo claro e um propósito emocional, procrastinamos. Independentemente dos cenários, a resposta é sempre a mesma: estamos trocando o prazer futuro pelo prazer imediato.

A Dinâmica da Procrastinação

Se você ouviu o episódio sobre Nação Dopamina, já sabe o que acontece conosco quando passamos tempo no celular, nas redes sociais ou assistindo a um episódio de uma série que gostamos.

Basicamente, nosso cérebro sinaliza ao corpo através da liberação de dopamina que aquilo nos faz bem, gerando prazer.

O grande desafio que enfrentamos hoje é que estamos cercados por fontes de prazer imediato, o que torna muito fácil abandonar uma atividade que pode não trazer prazer imediato, mesmo que seja importante, tediosa ou cansativa, para fazer algo que nos dê uma sensação boa instantânea.

Identificando a Procrastinação

Você se identifica com isso? Já se viu fazendo algo importante e, de repente, sem perceber, levanta, vai à cozinha, pega um café, verifica o celular, abre as redes sociais, checa os e-mails, abre o navegador para ver notícias?

Você faz tudo menos voltar ao que estava fazendo e isso acontece tão naturalmente que muitas vezes nem percebe.

Há também a armadilha da procrastinação produtiva, não é mesmo? Levanta para pegar água, vê a louça, lava, vê a roupa para dobrar, dobra, percebe que a sala ou o escritório estão bagunçados, arruma.

Você acabou de fazer um monte de coisas produtivas que te fizeram sentir bem, MAS não estão relacionadas ao que estava fazendo antes e, mais uma vez, te tiraram o foco.

“Ah, isso deve ser TDAH!” Não, não é déficit de atenção, não use essa desculpa. Isso é seu cérebro evitando gastar energia com algo não habitual, optando pelo imediato.

Então, como resolver esse problema e reduzir ou eliminar a procrastinação?

Estratégias para Combater a Procrastinação

O primeiro passo é perceber que isso está acontecendo e agora que você conhece os sintomas, será mais fácil identificar.

Ao perceber, é necessário pensar na sua meta como um jogo de xadrez ou damas. Se não está familiarizado, são jogos de tabuleiro com objetivos claros. No xadrez, captura-se o rei do adversário; nas damas, come-se todas as peças adversárias para se tornar uma dama.

Assim como nesses jogos, em suas metas, é preciso sacrificar momentos de prazer imediato para alcançar o objetivo e, finalmente, ter a satisfação da conquista.

Pode ser fácil falar, mas difícil fazer, certo? Às vezes, é difícil, mas é simples e está em suas mãos. Para evitar a procrastinação, vou compartilhar três estratégias que podem tornar sua vida mais fácil.

Isolamento do Ambiente e Foco

A primeira delas é o isolamento do ambiente. Ao realizar ou iniciar uma atividade, é crucial afastar as distrações. Por exemplo, afastar o celular, desligar a TV, utilizar aplicativos para bloquear sites ou navegadores durante o tempo de concentração.

Isolar-se, mesmo que temporariamente, das pessoas que possam desviar seu foco do objetivo. Um ponto importante: a maioria delas quer seu bem, mas têm objetivos diferentes dos seus e talvez não compreendam a importância disso para você.

Você precisará aprender a dizer não a situações onde seu cônjuge convida para pizza, amigos chamam para beber, esposa quer assistir a um episódio de série ou os filhos querem brincar. É como se estivesse dificultando a chance de procrastinar.

Por outro lado, facilite o caminho para agir corretamente em direção aos seus objetivos. Se pretende começar o dia estudando, organize tudo no dia anterior: o que ler, por quanto tempo, onde estudar.

Se planeja ir à academia, deixe a roupa e tênis perto da cama e coloque o despertador longe, de forma que não seja fácil desligá-lo e voltar a dormir.

Enganando o Cérebro com Recompensas

A segunda estratégia para evitar a procrastinação é enganar o seu cérebro. Sim, é possível e bastante eficaz, eu faço isso com frequência.

É preciso trocar o prazer imediato por algum tipo de recompensa para liberar dopamina e tornar a luta contra a procrastinação menos desafiadora. Mas como fazer isso?

Crie desafios, use a gamificação e ofereça recompensas.

Se quiser acordar cedo todos os dias para estudar, depois do estudo, permita-se 20 minutos nas redes sociais ou coma um chocolate. Lembre-se de que a recompensa não deve ser algo que vá contra outro objetivo seu.

Eu prefiro trabalhar com consistência em vez de recompensas diárias. Por exemplo, estudar 30 minutos por cinco dias seguidos ou ler 15 páginas por 30 dias.

Além de clareza, esses objetivos permitem formar hábitos, pois são recorrentes. E o hábito é fundamental para reduzir a energia gasta na atividade e diminuir a chance de procrastinação.

O Duolingo, aquele aplicativo de idiomas que mencionei antes, faz isso muito bem. Estou usando outro aplicativo chamado Rabit, que cria um “jardim de hábitos”. Quando você cuida dele, floresce, mas se negligenciar, morre. Essa gamificação funciona bem com nosso cérebro, liberando dopamina ao ver o progresso.

Organização e Planejamento

Por fim, a terceira estratégia para evitar a procrastinação é se organizar. Não adianta isolar o ambiente, criar desafios ou utilizar a gamificação se, na hora de agir, não souber por onde começar, não entender o que é mais importante, não tiver clareza nos passos das metas e objetivos, no planejamento do tempo e no acompanhamento da evolução.

Neste ponto, no último artigo desta série sobre metas, abordarei a fundo como o tamanho da sua meta, a clareza nos passos, o planejamento, a execução e o monitoramento são o terceiro maior fator que impede as pessoas de alcançarem seus objetivos.

No próximo artigo , explicarei como fazer isso corretamente para que não se perca no meio do caminho.

Conclusão

Este artigo ficou longo, então passarei apenas os títulos de alguns desafios e metas que eu tenho paraeste ano de 2024. Apenas dois são metas. Será que você consegue identificar quais são? Se souber qual é o meu propósito, será fácil.

  • Alcançar 80Kg
  • Correr 365 Km
  • Ler 10 Livros
  • Lançar 52 episódios do podcast
  • Realizar 365 dias de estudo consecutivo de italiano no Duolingo (90 horas)
  • Realizar duas turmas do programa “Fora de Série”

Espero que tenha gostado do artigo e que pare de criar desculpas para não alcançar seus objetivos. Agora, você já tem clareza do que acontece, então pare de se colocar como passageiro da sua vida e aja. Vai doer, será desconfortável, mas no final, poderá olhar para as pessoas ao seu redor e dizer: “Eu consegui.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram