Pular para o conteúdo

A Trilha da Disciplina: Seguindo o Caminho Iluminado pelo Foco

A Trilha da Disciplina Seguindo o Caminho Iluminado pelo Foco

Durante a vida, nós passaremos por muitos momentos onde nosso foco e nossa disciplina serão desafiados. Em muitos casos, isso é o que separa as pessoas de sucesso daquelas que quase chegaram lá.

Você já deve ter visto aquela ilustração que mostra uma pessoa cavando um buraco na busca de um tesouro, tirando cada vez mais terra, o buraco ficando cada vez mais fundo.Mas chega uma hora que o homem, cheio de terra pelo corpo, cansado, sem ver nenhum resultado aparente, desiste e acaba acreditando que ele nunca vai encontrar esse tesouro. E o fato é que o tesouro está ali, a alguns metros abaixo, mas a falta de visibilidade, de perspectiva e disciplina acabam fazendo com que ele desista no caminho.

Na nossa vida, isso acontece sempre que temos dificuldade em manter o foco e a disciplina necessários para atingir nossos objetivos, sejam esses pessoais ou profissionais.

Mas antes de eu contar algumas histórias sobre isso, você sabe a diferença entre foco e disciplina?

Foco – A Lanterna da Atenção

Imagine que o foco é como uma lanterna. Quando você tem foco, está direcionando a luz intensa da sua atenção para uma área específica. É como segurar uma lanterna em uma sala escura; você ilumina um ponto específico, tornando-o mais nítido e visível.

Ele está relacionado à concentração e direcionamento da atenção para uma tarefa, objetivo ou problema específico. É a capacidade de eliminar distrações e concentrar todos os seus recursos mentais em uma área específica.

Você conhece a “Parábola do Semeador”? Ela fala algo mais ou menos assim:

A Parábola do Semeador

Certo dia, um semeador saiu para plantar suas sementes. Enquanto lançava as sementes, parte delas caiu pelo caminho.

Uma parte os pássaros vieram e comeram.

Outra parte caiu em solo pedregoso, onde a terra era rasa, e as sementes brotaram rapidamente, mas, por falta de profundidade, murcharam sob o calor do sol.

Outras sementes caíram entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

E algumas sementes caíram em solo bom e fértil, produzindo boas plantas.

Nessa história, as sementes lançadas representam o foco.

Os pássaros podem ser vistos como símbolos de distrações, influências negativas ou forças que retiram o foco e assim impedem que boas plantas cresçam.

O solo pedregoso é como ter foco apenas superficial. Inicialmente, pode haver um rápido crescimento, mas, sem profundidade, a falta de foco real torna difícil superar desafios e adversidades que vão acontecer no seu dia a dia.

O solo entre espinhos reflete a dispersão do foco em meio a distrações e preocupações. O crescimento é sufocado pelas preocupações diárias, impedindo novamente o seu desenvolvimento.

O solo bom e fértil representa o foco adequado. Aqui, as sementes têm a atenção necessária, são plantadas em solo propício, e o resultado é uma colheita abundante.

Direcionando os passos rumo aos objetivos

Assim como, se você apontar a lanterna para o lugar errado, você vai iluminar um caminho que nem sempre vai te dar os resultados que você está buscando. Plantar no terreno errado, dispersando o seu foco pelo caminho, também vai diminuir o seu resultado.

Então, foco é ter clareza de onde você quer chegar e saber os passos para chegar até lá.

Ah Bruno, mas às vezes é difícil ter a visão de tudo que preciso para atingir meus objetivos e as coisas mudam ao longo do tempo, seja emprego, relacionamento, situação financeira, tudo isso pode mudar.

É verdade, mas se o seu objetivo foi bem definido, ele vai servir como um GPS, uma bússola da direção que você deve seguir. E o foco não vai mostrar o caminho todo, ele vai iluminar apenas os próximos passos, como uma lanterna realmente.

O que você deve se questionar é: “esses passos me levam na direção certa?”. E se a resposta for sim, mesmo que os passos tenham mudado do que você havia planejado inicialmente, tudo bem.

Por exemplo: Você tem um objetivo de aprender inglês pois quer fazer uma faculdade nos EUA. Estava fazendo aulas particulares semanalmente e no meio do caminho seu professor voltou para o país dele.

Parar de estudar seria perder o foco, estudar outra língua seria ir em uma direção que não faz sentido para o seu objetivo, mas você poderia entrar em um curso, procurar outro professor, fazer uma imersão, todas essas opções podem ser diferentes do seu planejamento inicial, mas continuam te levando em direção ao seu objetivo.

Agora que você entendeu sobre foco, vamos falar de disciplina.

Disciplina – O Caminho Pavimentado

Eu gosto de uma definição que diz que “disciplina é fazer o que precisa ser feito, mesmo quando você não quer”.

Lembra da história da cigarra e das formigas? Todo mundo já deve ter ouvido essa história, mas se você não ouviu, é mais ou menos assim:

A cigarra e as formigas

Em uma floresta existia uma cigarra que vivia despreocupada, cantando alegremente durante todo o verão. Ela sabia que o inverno ia chegar, mas não estava preocupada, queria mais era curtir o verão.

Não apenas não se preocupava, mas toda vez que via uma formiga carregando uma folha ou um pedaço de fruta, criticava e dizia que era um desperdício de tempo.

Enquanto isso, as formigas sabiam que o inverno ia chegar e que se elas não se preparassem, elas não iriam conseguir mais encontrar os alimentos e iriam passar fome. Todos os dias elas saíam para coletar alimentos, no sol, na chuva, no frio e no calor, não importava.

Quando o inverno finalmente chegou, a cigarra começou a buscar alimentos e tentar se abrigar do frio, mas não encontrava, todos os locais já estavam ocupados e os alimentos que encontrava estavam congelados.

Desesperada, ela foi pedir ajuda às formigas, que tinham comida suficiente para sobreviver confortavelmente durante o inverno.

As formigas, por sua vez, lembraram à cigarra que deveria ter seguido o exemplo delas, trabalhando e se preparando para os tempos difíceis.

Mas no final, elas acabaram ajudando e a cigarra aprendeu da maneira mais difícil que a disciplina, o trabalho árduo e o planejamento são essenciais para garantir a sobrevivência e o bem-estar no longo prazo.

Parece uma historinha infantil, não é? Mas essa fábula fala de tantas coisas que acontecem na nossa vida e que não damos a devida atenção.

Foco e Disciplina em Ação

Para começar, foco, saber o porquê você está fazendo o que está fazendo. As formigas entendiam que precisavam se preparar para o inverno. E isso deu a direção das ações que elas tinham que tomar.

Segundo ponto, disciplina, independente do que aconteça, elas todos os dias, de forma consistente, mantinham a sua rotina, um passo mais perto do seu objetivo.

Não importa se a cigarra zombava, se fazia sol ou chuva, elas se mantinham firmes nas suas atividades.

E aqui é o que acontece na nossa vida, muitas vezes, alguém que não tem propósito igual ao seu vai tentar te tirar o foco, vai tentar quebrar a sua disciplina, muitas vezes nem é por mal.

Outro ponto, a recompensa imediata, a cigarra estava vivendo uma vida de recompensa imediata. Quem nunca trocou algo que precisava fazer por algo mais prazeroso? Ver uma série, comer uma besteira, dormir, ir à praia.

Nós somos os maiores vilões na nossa própria disciplina e isso tudo em troca de prazer imediato.

E para fechar, ela só pediu ajuda quando não tinha mais opções, quando estava desesperada. Será que realmente precisamos chegar nessa situação sempre que precisarmos de ajuda para manter nosso foco, nossa disciplina?

Conclusão

Se você é assim como eu que gosta de tirar fotos, é como se o foco fosse ajustar a lente de uma câmera para obter um objeto de forma concentrada e a disciplina, é manter essa lente ajustada, evitando que se desvie para outros lugares.

Enquanto o foco cria a intensidade inicial, a disciplina é o que mantém essa intensidade ao longo do tempo.

Se você ainda não começou a praticar isso na sua vida, comece agora, não deixe para depois, leia os outros artigos do blog, eles vão te dar mais clareza do passo a passo que você deve seguir.

Não importa se você começa com 10 minutos de ação diária, o importante é que seja constante e na direção certa, ou seja, focado e disciplinado.

Se você andar um pouco a cada dia, no final do ano você vai olhar para trás e vai ver o quanto você evoluiu, senão serão os outros que vão olhar para trás e ver você parado.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] da história que contei no último artigo do escavador que estava buscando o tesouro? Então, ele desistiu porque não sabia que estava a […]

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram