Pular para o conteúdo

Como perder a motivação e a energia: falta de medição

A Trilha da Disciplina Seguindo o Caminho Iluminado pelo Foco

Essa semana eu estava conversando com a Tati, minha esposa. Antigamente, ela usava aquelas bikes alugadas que permitiam o uso por 40 minutos. Isso nunca foi um problema, mesmo elas não estando sempre nas melhores condições e às vezes tendo que disputar com os entregadores.

Só que esse ano a gente está com algumas metas de saúde. E ela, assim como eu, tem feito um treino específico. Perguntei como ela estava conseguindo fazer uma hora de treino se a bicicleta só permitia 40 minutos.

O fato é que ela não estava conseguindo porque precisava devolver a bicicleta antes do tempo, acabando por interromper o treino no meio do caminho. Por isso, decidimos comprar uma bicicleta dobrável, para que ela pudesse usá-la no treino e ocupar menos espaço em casa, além de podermos levá-la para qualquer lugar quando viajarmos.

Mas se você acha que o artigo de hoje é para falar sobre os impedimentos que nos fazem não realizar o que planejamos, se enganou. Essa conversa e a compra da bicicleta foram apenas o começo de um tema mais importante.

A importância da medição de resultados

Hoje vou falar sobre os impactos de não monitorar os seus resultados. Lembra que eu mencionei que a Tati também tem um objetivo de saúde, assim como eu? Ela teve um resultado muito bom no mês de janeiro, medido no início de fevereiro.

Ela reduziu o percentual de gordura, aumentou a massa magra, perdeu peso e conseguiu manter a consistência nos exercícios na academia e nos dias de cardio. Foi realmente um resultado muito bom.

Quando perguntei como ela estava medindo o que a levou a esse resultado, como a progressão de carga dela, a alimentação e a evolução no aeróbico, ela não tinha acompanhado.

Mas Bruno, isso é tão ruim assim? Ela não obteve o resultado que buscava?

Claro que é bom, o resultado foi realmente ótimo. Mas pense comigo, não consigo dizer efetivamente o que está relacionado a esse resultado e nem o que dentre essas atividades pode ser melhorado, atingiu o objetivo ou precisa ser revisto, fica tudo “suspenso no ar”.

Por exemplo, depois que ela pegou a bike, eu perguntei qual seria a sua nova meta. Ela não tinha ideia, mas falou 10 km.

Já no primeiro dia, ela andou 13 km, o que mostra que ela precisa revisar a meta para algo mais desafiador.

Mas essa história foi só para trazer um exemplo, existem vários outros impactos da falta de monitoramento do seu progresso, como:

Desmotivação

A sensação de que está seguindo no escuro, sem saber se está mais perto ou distante de um objetivo, pode levar à desmotivação e até fazer com que você desista no meio do caminho.

Lembra da história que contei no último artigo do escavador que estava buscando o tesouro? Então, ele desistiu porque não sabia que estava a alguns metros de encontrar.

Como estudar para um concurso e não fazer os simulados. Você não vai saber se está preparado para a prova e talvez acabe perdendo o interesse pelo estudo porque não vê evolução e nem sabe o que precisa ser reforçado.

Perda de Foco nas Prioridades

Outro ponto muito comum, que renderia um artigo só para ele, é a perda de foco nas prioridades. Quando você não acompanha a sua evolução nos temas que são relevantes para os seus objetivos, é muito provável que acabe entrando num ciclo de procrastinação.

Você vai começar a usar seu tempo em outras atividades que te trazem um prazer imediato ou, o que em alguns cenários é bem perigoso, você vai se ocupar com as atividades que se enquadram na procrastinação produtiva.

Você vai responder e-mails, vai arrumar o armário, vai lavar a louça, vai organizar as fotos que estão no seu computador, realmente vai fazer um monte de coisas que aparentemente te deixam bem produtivo.

Só que não, nenhuma dessas atividades realmente está te levando em direção ao seu objetivo. Manter-se ocupado é bem diferente de manter-se produtivo. Grava essa frase: “Manter-se ocupado é bem diferente de manter-se produtivo”.

Produzir é andar em direção ao que é importante para você, para os seus objetivos, e não andar em qualquer direção.

Poxa, Bruno, mas eu sinto que às vezes isso me traz uma energia boa. Claro que traz, e a procrastinação produtiva é uma forma de se automotivar, só que ela é viciante. Você pode acabar ocupando o seu tempo todo com um monte de coisas pequenas, que vão te dar a sensação positiva de que você realizou algo, mas que, no conjunto final, não representam muito do que você está buscando. Essa é a armadilha.

Quem não mede não ajusta

Outro ponto, também super importante, é que quem não mede não ajusta. No caso da Tati, por exemplo, ela não sabia o quanto ela já era capaz de andar de bicicleta em uma hora, então, ela sempre estaria batendo uma meta fraca e não estaria evoluindo se continuasse não medindo.

Não vou nem entrar no mérito de como isso é importante no trabalho. Se quiser entender um pouco, pode ler ouvir os artigos anteriores e também procurar sobre o Sistema Toyota de Produção, a história vai te fazer entender o impacto que pode ter só o fato de você começar a medir o que influencia nos seus resultados.

Estresse e Ansiedade

Mas também existem outros fatores relacionados à incerteza sobre o progresso que impactam não apenas o andamento do seu objetivo mas em outras áreas da sua vida.

Você começa a ficar mais estressado, ansioso, vai começar a ter dificuldades para dormir, vai começar a ter discussões por coisas pequenas, às vezes no trabalho e muitas vezes em casa.

Nossa Bruno, tudo isso só porque eu não medi e acompanhei minhas atividades?

Por incrível que pareça, sim. O nosso cérebro não gosta de incertezas, informações desconectadas, e isso faz com que ele gaste muito tempo tentando colocar em ordem. E não apenas tempo, mas também energia. E lembra, gastar energia é tudo o que o nosso cérebro quer evitar.

Ou seja, ele vai entrar no modo instintivo, ou você vai paralisar e procrastinar, ou ele vai te colocar em estado de alerta, te enchendo de adrenalina e cortisol, que, em excesso, estão diretamente relacionados à ansiedade e estresse.

Eu sei que parece muita coisa, mas é simples, só não é fácil, senão todo mundo seria disciplinado, focado, realizaria seus objetivos e não teria ansiedade.

Mas no fundo, são passos que você precisa aplicar na sua vida, é um método, que uma vez que você tenha entendido e aplicado, você vai ter muito mais clareza sobre seus objetivos, sobre seus comportamentos, vai ficar muito menos estressado e ansioso, vai reclamar menos, vai ter relacionamentos melhores, vai realmente ter uma transformação.

E eu vou te guiar nesses passos, porque esse é um dos meus propósitos. Agora cabe apenas a você decidir se quer seguir esses passos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram