Pular para o conteúdo

O clube das 5 da manhã é para você?

Clube das 5am

No artigo de hoje iremos falar sobre o Clube das 5 da manhã. Ao final você irá entender o que significa, quais os benefícios e se isso faz sentido para você.

Você já deve ter visto no Instagram ou Facebook, pessoas postando fotos às 5:00 da manhã. Algumas usam hashtags como “#5amclub” ou “#clubedas5” e você  deve ter pensado: “O que faz uma pessoa acordar às 5 da manhã?”.

A filosofia principal desta cultura de acordar cedo é ser produtivo e ter foco o dia todo. Grandes CEOs como, Tim Cook da Apple, Howard Schultz do Starbucks, Richard Branson da Virgin, Robert Iger da Disney, Jorge Paulo Lemann da Ambev são adeptos dessa prática e tido benefícios do que eles chamam “high achievers” ou grandes realizadores.

Mas o que é exatamente essa filosofia ou estilo de vida?

O Clube das 5 da manhã é um grupo de pessoas que, por vontade própria, decidem acordar às 5 da manhã para aproveitar melhor o dia por diversos motivos, principalmente relacionados ao seu autodesenvolvimento.

A ideia é que as pessoas que fazem parte desse clube mudem suas rotinas para ter uma vida mais saudável, produtiva e sejam mais bem sucedidos em seus objetivos.

Embora a gente já ouça há muito tempo “Deus ajuda quem cedo madruga”, nunca foi tão estudado e tão evidenciados os benefícios dessa prática. Mas de onde surgiu?

Como surgiu o Clube das 5 da manhã?

Esse estilo de vida ganhou força nos últimos tempos com os livros “O Milagre da Manhã”, de Hal ­Elrod e o “O Clube das 5 da Manhã”, de Robin Sharma.

Elrod defende que acordar cedo faz diferença para garantir o sucesso pessoal e profissional, pois nas primeiras horas da manhã é possível ter um momento de solidão e silêncio próprio para cuidar da mente e do corpo.

A rotina matinal proposta em seu livro é composta por seis passos: meditação, afirmações positivas, visualizações, exercícios físicos, leitura, e a escrita em um diário. Para quem já fez processo de coaching vai ver que essas atividades são bem comuns para o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Já Robin afirma que acordar antes de o sol nascer facilita criar um “estado de flow” ou “estado de fluxo”, que é quando conseguimos um nível de produtividade e concentração no pico da nossa capacidade. Você pode ler um pouco mais sobre o estado de flow aqui.

É um tempo sem interrupções, sem ruídos do ambiente ou da tecnologia. Robin sugere que você separe a primeira hora do dia, que ele chama “hora da vitória”, em uma divisão de tempo “20/20/20”, desta maneira: 20 minutos de exercícios físicos; 20 minutos de meditação e planejamento; 20 minutos de crescimento, estudando, lendo ou aprendendo algo novo.

Uma dica importantíssima é evitar colocar o celular como despertador. Se a primeira coisa do dia é pegar o celular, é bem provável que comece a navegar e essa sua primeira hora acabará sendo nas redes sociais.

Se você acredita que é tudo modinha ou coisas cabalísticas, vou te dizer que existem estudos científicos e muitos benefícios já foram percebidos entres os adeptos desta prática.

Principais benefícios dessa prática

Os principais benefícios de acordar cedo e seguir esses passos são:

Aumento da produtividade e menor risco de procrastinação

Nesse horário geralmente não existem atividades previstas e com isso o seu tempo é exclusivo, sem correria e sem tentar fazer várias coisas em paralelo.

Um estudo publicado em 2008 investigou a relação entre o horário do despertar e a percepção do tempo em procrastinadores crônicos.

Os resultados mostraram que aqueles que acordavam mais cedo sofriam menos com a procrastinação.

Além disso, a pesquisa do biólogo alemão Christoph Randler, da Universidade de Heidelberg, com 367 estudantes, analisou seus hábitos e concluiu que aqueles que acordavam mais cedo obtinham mais sucesso acadêmico e profissional e eram mais proativos, conscientes e cooperativos.

Maior disposição física e mental

Em 2013, uma pesquisa realizada pelo Dr Joerf Huber, da Universidade de Brighton, na Inglaterra, demonstrou que pessoas que acordam mais cedo têm maior cuidado com sua saúde e sofrem menos de ansiedade do que aquelas que acordam mais tarde.

Além disso, acordar mais cedo reduz o nível de cortisol no organismo, diminuindo o seu nível de estresse e irritabilidade e até favorecendo o seu emagrecimento.

Mais felicidade e menor chance de ter pensamentos negativos e depressão

Pessoas que acordam tarde acabam tendo ansiedade e pressa para tentar adequar suas atividades ao tempo que “restou” do seu dia, e com isso acabam tendo mais pensamentos negativos e estresse.

O estudo americano do NCBI, National Center for Biotechnology Information, apresentou como resultado que as pessoas que acordam mais tarde estão mais propensas a ter mau-humor, pensamentos negativos, ansiedade e até depressão.

Outro estudo importante, publicado em 2014, dos psicólogos americanos Jacob Nota e Meredith Coles, da Universidade de Binghamton, demonstrou que existe uma relação entre o horário e a duração do sono e o pessimismo.

Quanto menos você dorme ou quanto mais tarde você dorme, maiores as chances de você ter altas taxas de pensamentos negativos.

Clube das 5 am

Pontos de Atenção do Clube das 5 da manhã

Então é só acordar cedo para ter mais organização, mais foco, produtividade, mais saúde, mais proatividade, planejar melhor meu dia e conquistar o sucesso na minha vida pessoal e profissional, certo?

Certo, mas também errado. Não é apenas fazer isso. Existem alguns pontos a serem considerados.

Acordar cedo não quer dizer dormir menos

O nosso corpo precisa de uma quantidade de horas (geralmente entre 7 a 8 horas) por dia para descansar, ou seja, se você estava pensando em dormir tarde e acordar cedo, nada feito.

Não existe um horário definido

Os estudos especificam acordar cedo, mas nenhum deles define exatamente o horário. Aqui é importante ressaltar que nem todas as pessoas são iguais, então é preciso entender se para você, acordar cedo vai funcionar. Isso inclusive depende muito da sua rotina diária.

Imagine que você estuda ou trabalha a noite, talvez para você essa rotina não faça o menor sentido. E forçar a dormir menos vai trazer efeitos contrários ao que você está buscando, ou seja, mais estresse, mais procrastinação e menor produtividade.

A sua rotina social, apesar de ainda estarmos vivendo um momento de isolamento, também será impactada. Imagine as saídas com os amigos, cervejinhas e encontros no fim da noite, tudo isso vai influenciar a quantidade de horas que você vai ter para dormir e consequentemente o seu resultado. Você está disposto a sacrificar isso? Nem todo mundo está e por isso, nem todo mundo tem sucesso aderindo a essa prática.

Diversas pesquisas, afirmam que cada pessoa tem uma quantidade certa de horas de sono ideal. Não é a quantidade em si, mas o repouso que reenergiza.

Agora imagina um líder inspirador, cheio de boas intenções que começa a definir que seu time TEM que seguir essas práticas e acordar as 5 da manhã. Muitas pessoas da equipe, com suas rotinas diferentes, vão se desmotivar e acabar ficando infelizes e improdutivas.

Pessoas mais velhas acabam tendo rotinas que facilitam acordar mais cedo. Mas não é por isso que podemos supor que essa prática é uma receita de bolo e vai funcionar para todo mundo.

Então precisa realmente ser às 5 da manhã?

Aqui temos dois pontos a serem considerados:

  • Silêncio: é importante que seja um horário de silêncio, de menos perturbações e interrupções. Por isso você consegue se dedicar com exclusividade por mais tempo e manter maior foco e produtividade. Porém, foque no que está buscando e não no horário. Se você tem possibilidade de fazer isso às 6, tendo os mesmos benefícios e seu organismo se responde melhor, faça as 6.
  • Ritmo Circadiano: Nosso ciclo biológico é influenciado pela luz, temperatura e outros fatores ambientais. Baseado nesses fatores o nosso corpo produz dois hormônios fundamentais para o nosso dia a dia. A Melatonina que é a reparadora do sono e que nos permite repousar e descansar o corpo; e o Cortisol, que apesar de ser o vilão em alguns momentos é o hormônio que nos permite ter mais atenção e foco.

Podemos concluir que acordar as 5 da manhã, não é o fator mais importante do processo. Mas sim, acordar com o nascer sol e se preparar para descansar com o pôr do sol.

Assim, você vai aproveitar o pico de cortisol logo no início do dia, quando a sua pressão sanguínea é a mais alta. Isto permite a oxigenação melhor do seu corpo e do seu cérebro e tendo o seu melhor desempenho.

Resumindo

A dica é: conheça a sua rotina, a quantidade ideal de sono para que você descanse, os horários de nascer e pôr do sol da sua região. Lembre-se que isso muda ao longo do ano, então monte a sua rotina de acordar cedo e aproveitar todos esses benefícios. Teste, adapte até achar aquilo que funciona para você.

5 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] artigo sobre o Clube das 5, mencionamos o ciclo circadiano, que está intimamente ligado à regulação do nosso corpo. Para […]

trackback

[…] você não saiba exatamente o que é, há alguns artigos anteriores em que trato desse tema e dos benefícios da luz solar para o organismo. Em suma, o […]

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram