Pular para o conteúdo

Shit Happens !

Como diria Forrest Gump, merdas acontecem, sim. E em alguns casos não temo como evitar! Mas o importante na vida não é apenas evitar que os problemas aconteçam e sim saber lidar com as intempéres da vida.

Você já ouviu falar do princípio dos 90/10 de Stephen Covey?  Ele diz que 10% do que influencia a nossa vida são os fatos em si, os acontecimentos, e 90% é como nós reagimos a eles.

Vou dar um exemplo para facilitar o entendimento. Imagine que você tem um filho pequeno de 2 anos que está começando o desfralde. Quem tem filhos sabe que essa fase é bastante suscetível a vazamentos.

Sua esposa pede para que você fique com ele para que ela se arrume e você pega ele no colo e ele rapidamente dorme. Você o coloca por um segundo no sofá para passar a sua blusa e quando volta, percebe que ele vazou.

Você fica com raiva, grita, ele acorda, começa a chorar, sua esposa vem correndo, você fala que a culpa é dela, ela fala que a culpa é sua, e a criança continua chorando.

Decide então limpar e secar, mas como está com pressa, pensa no ferro de passar, que, obviamente acaba queimando o sofá. Você se atrasa para o trabalho, sua esposa também e na saída acaba esquecendo a mochila dele na mesa, tendo que voltar para buscar.

Que dia hein? Olha quantas coisas aconteceram contigo, não? Bem, a verdade é que nada aconteceu contigo, tudo que aconteceu foram suas reações a um fato.

Agora vamos mudar o cenário. Você vê que ele vazou, não tem muito mais o que fazer nesse momento, espera sua esposa terminar de se arrumar e pede para ela ficar com ele enquanto você passa um pano e usa o secador, afinal de forma consciente você percebe que o ferro não seria a melhor solução.

Em seguida termina de se arrumar, pega as coisas e sai para o trabalho, se despede da esposa, leva o seu filho, se despede dele e o dia segue tranquilo.

Em ambos os cenários, o incidente ocorreu, mas COMO você reagiu a ele muda totalmente o seu dia, e isso serve para tudo na nossa vida.

Então esteja CONSCIENTE de que VOCÊ é o responsável por como as ações se desencadeiam através das suas reações.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram