Pular para o conteúdo

O Desafio da Consistência e da Performance

O Desafio da Consistência e da Performance

Consistência e Performance podem ser duas faces de uma mesma moeda?

A história de João e Luana

Em uma pequena empresa de tecnologia, havia dois funcionários excepcionais, sabe aqueles que chamam atenção pelo trabalho que fazem e acabam se destacando? João Carlos e Luana, cada um com seu estilo único de trabalho. 

<yoastmark https://brunobr.com.br/wp-content/uploads/2023/11/DreamShaper_v7_um_homem_executivo_jovem_sorrindo_Ele_est_cerc_1-1024x574.jpg 1024w, https://brunobr.com.br/wp-content/uploads/2023/11/DreamShaper_v7_um_homem_executivo_jovem_sorrindo_Ele_est_cerc_1-300x168.jpg 300w, https://brunobr.com.br/wp-content/uploads/2023/11/DreamShaper_v7_um_homem_executivo_jovem_sorrindo_Ele_est_cerc_1-768x431.jpg 768w, https://brunobr.com.br/wp-content/uploads/2023/11/DreamShaper_v7_um_homem_executivo_jovem_sorrindo_Ele_est_cerc_1.jpg 1184w

João, um indivíduo de alta performance, tinha uma natureza impulsiva e imprevisível. Luana, por outro lado, era reconhecida por sua consistência e habilidade de manter um padrão constante em seu desempenho.

Fazendo uma analogia Luana era uma maratonista e João era um corredor de 400 metros. 

Diferenças entre Luana e João

João era conhecido por seus momentos de brilhantismo, nos quais ele entregava resultados espetaculares. Em uma reunião, ele apresentou uma solução inovadora para um problema complexo que a empresa estava enfrentando sem solução, liderou o time na resolução do problema e, em seguida, na comemoração da vitória. 

No entanto, quando as coisas não saíam como ele esperava, João mostrava seu lado negativo. Ele ficava frustrado, culpava os outros e, em alguns casos, até abandonava projetos no meio do caminho. 

Ele não gostava de falhar, ele achava que a falha era uma mancha no seu currículo e consequentemente na sua carreira.

Por outro lado, Luana era o retrato da consistência. Ela não tinha os altos e baixos dramáticos de João, mas entregava resultados sólidos e confiáveis. 

Mesmo que suas notas fossem sempre “B”, ela nunca entregava um “D”. Luana era conhecida por sua ética de trabalho e capacidade de manter o foco, independentemente das circunstâncias. Ela nunca celebrava de maneira extravagante e exagerada, mas seu comprometimento era inabalável.

Ela sabia que o trabalho só terminava quando o último quilômetro da maratona fosse atingido.

Os dois eram vistos como ótimos líderes, o time adorava trabalhar com ambos, eles eram cuidadosos, empáticos, humanos, mas cada um tinha personalidades e características diferentes diante dos desafios que apareciam e isso impactava não apenas no relacionamento mas também no resultado de ambos.

O desafio do Projeto

Em um projeto crítico, a empresa enfrentou um dilema. João sugeriu uma abordagem arrojada que poderia render um grande sucesso ou um grande fracasso. Luana, por outro lado, apresentou um plano sólido, porém menos arriscado. A equipe estava dividida, sem saber qual abordagem escolher.

Então, a diretoria decidiu seguir com com times para implementar as possíveis visões.

Conforme o projeto progredia, as incertezas aumentaram. João Carlos, empolgado no início, ficou cada vez mais desanimado quando as coisas não saíram como planejado. Ele expressou frustração, desestabilizou a equipe e, eventualmente, deixou o projeto de lado. 

Luana, por outro lado, permaneceu firme, ajustando seu plano à medida que as situações mudavam. Ela continuou a trabalhar diligentemente, mantendo todos na equipe motivados.

No final, o projeto de Luana alcançou um resultado satisfatório para o que a empresa precisava, enquanto o projeto de João Carlos não teve o sucesso esperado. 

Nesse caso especificamente, a empresa percebeu que a consistência e a capacidade de lidar com adversidades eram características valiosas, especialmente quando se tem um ambiente de negócios imprevisível.

Você já parou pra pensar quem você gostaria de ter na sua equipe? Você escolheria uma estrela de alto risco, que brilha intensamente, mas pode se apagar nos momentos difíceis, ou a pessoa consistente, que mantém a calma e o compromisso, independentemente dos obstáculos? 

E não tem uma resposta certa,  ela depende do cenário, mas, muitas vezes, é a estabilidade e a resiliência de alguém como Luana que leva a empresa ao sucesso, mesmo ela não sendo a que mais se destaca.

Todo mundo tem, teve ou terá uma Luana ou um João no seu time, então vamos olhar mais de perto o perfil deles para entender o que cada um tem de benefícios, cenários e até como lidar com eles?

João Carlos – O Performer de Alto Risco:

Benefícios:

Inovação e criatividade: João é conhecido por pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos e ter ideias que outras pessoas não percebem.

Motivação instantânea: Sua empolgação contagiosa pode motivar a equipe e impulsionar o moral quando as coisas estão indo bem.

Capacidade de liderança: João pode ser um líder inspirador em momentos de sucesso, liderando a equipe e alcançando enormes conquistas.

Cenários adequados:

Projetos de alto risco e alta recompensa, nos quais a inovação é crucial para o sucesso.

Situações em que a equipe precisa de um impulso emocional para superar desafios temporários.

Empresas ou equipes que buscam um agente de mudanças para quebrar a monotonia.

Como lidar:

Defina Expectativas Claras: Comunique de maneira transparente que a empresa valoriza sua criatividade e desempenho excepcional, mas também espera que ele gerencie suas reações diante de desafios e fracassos de maneira mais construtiva.

Apoio Emocional: Ofereça apoio emocional a João nos momentos difíceis. Mostre compreensão e ajude-o a lidar com a frustração, incentivando-o a ver os desafios como oportunidades de aprendizado.

Liderança Consciente: Se ele estiver em uma posição de liderança, ajude-o a desenvolver habilidades de liderança consciente, que promovam a motivação e o engajamento de sua equipe, independentemente do resultado.

Feedback Construtivo: Forneça feedback construtivo e equilibrado, reconhecendo tanto suas realizações excepcionais quanto as áreas em que ele pode melhorar na gestão da adversidade.

Desenvolvimento de Resiliência: Ofereça treinamentos ou recursos que ajudem João a desenvolver resiliência e habilidades de gerenciamento de estresse, para que ele possa enfrentar melhor as dificuldades.

Luana – A Consistente e Resiliente:

Benefícios:

Estabilidade: Luana mantém um desempenho consistente e confiável, minimizando os riscos de resultados ruins.

Resiliência: Ela não desiste facilmente e é capaz de se adaptar a circunstâncias desfavoráveis, ajustando seu plano conforme necessário.

Foco a longo prazo: Luana mantém a equipe no caminho certo, mesmo quando há obstáculos, e trabalha para atingir metas a longo prazo de forma constante.

Cenários adequados:

Projetos que exigem consistência e confiabilidade, como garantir a qualidade de produtos ou serviços.

Situações em que a estabilidade e a previsibilidade são essenciais, como em ambientes regulamentados.

Empresas ou equipes que valorizam a construção de relacionamentos de longo prazo com clientes e parceiros.

Como lidar:

Incentive a Inovação: Mostre a Luana que a inovação não é incompatível com a consistência. Encoraje-a a buscar melhorias em processos e práticas, mesmo que sejam pequenas. Mostre como a inovação pode aprimorar a consistência.

Desafios Oportunos: Dê a Luana projetos desafiadores que a forcem a sair de sua zona de conforto. Isso pode estimular sua criatividade e a capacidade de inovar, enquanto mantém sua estabilidade.

Cultive um Ambiente de Inovação: Crie um ambiente de trabalho que valorize a inovação, recompensando ideias criativas e promovendo a troca de conhecimento entre os membros da equipe.

Mentoria ou Parceria: Considere emparelhar Luana com um colega mais criativo que possa inspirá-la e ajudá-la a desenvolver habilidades de inovação.

Feedback Equilibrado: Forneça feedback que reconheça sua consistência e ao mesmo tempo incentive-a a experimentar novas abordagens e ideias.

Conclusão

E fechando aqui, em última análise, a escolha entre João Carlos e Luana depende dos objetivos e da cultura da empresa. 

Às vezes, pode ser benéfico ter uma combinação de ambos os perfis em uma equipe, aproveitando as habilidades únicas de cada um para diferentes aspectos do trabalho. 

No entanto, reconhecer quando cada perfil é mais apropriado pode ser a chave para o sucesso a longo prazo de uma equipe e de uma organização.

Lembrando que a diversidade de perfis em uma equipe pode ser uma grande vantagem. A chave está em criar um ambiente onde João e Luana se sintam valorizados, motivados e capacitados para colaborar e se complementar, em vez de competir.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram