Pular para o conteúdo

Você comanda o seu pensamento ou ele te comanda?

Pensamento

Como o nosso pensamento é capaz de mudar o nosso futuro?

Vamos falar um pouco sobre como o nosso pensamento pode ser capaz de mudar a nossa perspectiva e moldar o nosso futuro.

Você acha que realmente a forma como você pensa pode efetivamente ter algum efeito de mudança na sua vida? Que você pode conscientemente criar um futuro?

Não, não estou falando de viagem no tempo e muito menos de séries de tv como Dark. A ideia é realmente a forma como o ambiente te impacta e como os seus pensamentos são influenciados.

Sua resposta provavelmente foi não. Se você acreditasse, é bem provável que não se deixaria ser ser influenciado por um pensamento que não deseja, não é? Quem gosta de ter ansiedade, estresse, ficar triste? Até onde eu conheça, ninguém.

Vamos falar de alguns conceitos e mesmo que você não conheça da forma como vou explicar, eles irão fazer sentido para você.

O pensamento

O nosso cérebro tem como uma das principais funções organizar tudo que sabemos. Todo o conhecimento adquirido durante a nossa vida. Ele basicamente é um gravador do seu passado, do seu ambiente e das suas experiências.

E se isso faz sentido pra você, eu começo com um questionamento.

O seu pensamento controla o seu ambiente e suas experiências? Ou são suas experiências que controlam os seus pensamentos e consequentemente a forma como você se comporta e seus relacionamentos?

O Dia da Marmota

Imagine a seguinte situação: você acorda de manhã, se espreguiça na cama e pega o seu celular para ver se tem alguma reunião agendada. Se levanta, escova os dentes, toma café, pega uma roupa legal e penteia o cabelo. Pega o carro e de repente você se vê no trabalho.

Lá você encontra as mesmas pessoas e faz basicamente a mesma coisa. Algo que você já consegue fazer sem grandes desafios pois está bem acostumado.

Ao final do dia você retorna para casa, assiste a um episódio da série que você gosta, janta, escova os dentes e vai se deitar para começar novamente essa rotina no dia seguinte.

Você acha que o seu cérebro, mudou nesse dia? Você teve a mesma rotina, com as mesmas pessoas. Realizou as mesmas ações e produziu as mesmas emoções que no dia anterior e que produzirá no dia seguinte. No fundo, você esperava que algo mudasse na sua vida.

E o que isso cria a cada dia para você?

A mesma vida, dia após dia.

Seja sincero. Veja se a sua vida não reflete exatamente o que você repete a cada dia e que no fundo você gostaria que fosse diferente.

Se a sua resposta for não, saiba que você está o caminho certo. Para a maioria, o ambiente acaba criando a realidade do dia a dia, se tornando o dia da marmota.

E se você não entendeu a referência, o dia da marmota é de um filme dos anos 90 chamado Feitiço do Tempo. Neste filme, o protagonista vive os mesmos dias e tendo os mesmos resultados, até que começa a mudar o seu ambiente e consequentemente suas ações e pensamentos.

E esse é o grande segredo. Crie o seu ambiente, guie sua vida ao invés de deixá-la ser guiada pela rotina.

Visão do Futuro

Independente da área, cada pessoa de grande sucesso foi um visionário. E o que isso quer dizer? Eles tinham uma visão do que queriam e sabiam o futuro que queriam criar.

Se formos pensar em questões mais humanitárias, temos Gandhi e Mandela. Se olharmos no âmbito empresarial e de negócios, Silvio Santos e Lady Gaga.

Cada um deles tinha uma ideia de onde queria chegar. Podiam ver, tocar, cheirar e conheciam detalhadamente o futuro que eles queriam construir. Conforme esse futuro mudava, porque isso vai acontecer, eles iam adaptando a sua visão, mas sempre olhando pra frente.

Esse futuro era tão vivo nos pensamentos deles, que eles viviam suas vidas como se estivesse acontecendo agora. Os sentimentos engatilhados pelos pensamentos eram reais.

Em outros artigos eu falei, que o nosso cérebro não consegue distinguir a realidade de um pensamento. Quanto mais detalhes tivermos mais ele acredita e mais ele traz os sentimentos relacionados a esse pensamento.

A neurociência mostra que a nossa personalidade é formada pela forma como pensamos, nossas ações e como nos sentimos. A sua personalidade atual reflete o seu ambiente atual.

Se você está tentando mudar o seu ambiente, moldar um futuro diferente mas manter a mesma personalidade, os mesmos hábitos, mesmas ações e pensamentos, você vai acabar chegando nos mesmos resultados.

Basicamente o nosso cérebro tende a manter o mesmo caminho, se você ativar as mesmas conexões neurais. É como se você quisesse chegar em um lugar diferente, mas seguindo a mesma estrada de sempre.

A única maneira de você mudar o seu futuro é mudando quem você é hoje e se tornando alguém diferente.

Supercomputador

Imagine o seu cérebro como um supercomputador e ele possui uma velocidade de processamento incrível.  Como todo computador, ele só executa o programa que mandamos ele rodar. Nesse caso, você roda ele repetidamente todos os dias da sua vida, esperando que dê um resultado diferente.

Cada pensamento nosso, carrega um sentimento que muda a nossa fisiologia e faz com que reações químicas aconteçam, trazendo sensações relacionadas àquele pensamento.

Da mesma maneira, as sensações fazem com que nossos pensamentos sejam engatilhados acontecendo de maneira cíclica.

Se você tem um pensamento negativo, você vai ter reações no seu organismo que vão te fazer se sentir mal. Isso vai fazer com que você tenha mais pensamentos negativos. Já deu pra entender como isso pode ser perigoso, não é ?

E quanto mais tempo você se mantém nesse ciclo, mas o seu cérebro se acostuma com os pensamentos e o seu corpo com as emoções e reações químicas que elas trazem.

Depois de um tempo, isso entra no seu gânglio basal, que é a parte do nosso cérebro responsável pelo registro dos hábitos. Todo esse ciclo passa a acontecer de forma inconsciente.

95% de como nós agimos está relacionado aos hábitos que criamos,  nossas crenças, percepções e atitudes.  Ou seja, apenas 5% do nosso pensamento consciente luta contra 95% para mudar a nossa realidade.

E é por isso que é tão difícil mudar depois de um tempo. Por mais que você queira realizar o seu sonho, os seus pensamentos negativos te seguram, trazendo a tona suas inseguranças, suas memórias negativas e suas crenças.

Muitas pessoas esperam por traumas, crises, doenças ou uma dor para realmente começar a mudar o seu EU atual.  Mas será realmente que precisamos esperar por isso? Se é tão difícil, como você vai conseguir fazer essa mudança?

Crie uma nova programação

Lembram que eu falei que o nosso cérebro cria caminhos e rotinas, como se fosse um programa de computador? A melhor forma pra você mudar é criar uma nova programação. Traga novas sequências, novas variáveis, novos padrões e novas combinações. 

A forma mais eficaz de se fazer isso é criando novas conexões e sabe o que cria novas conexões? Aprender. Isso mesmo!

Sempre que aprendemos algo novo a gente ativa a capacidade do cérebro de se adaptar às mudanças, cria novos caminhos neurais com novas conexões e com isso novos pensamentos, novos ciclos e novos hábitos.

Então, se você quer realmente mudar a sua vida, o primeiro passo é se transformar. Mudando seus pensamentos, hábitos e tendo uma visão clara do que você quer para o seu futuro e dedicando tempo ao seu aprendizado.

Só tem uma pessoa que pode fazer isso e essa pessoa é VOCÊ.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram