Pular para o conteúdo

10 Profissões e Habilidades do Futuro (…até 2025)

10 habilidades do Futuro

No artigo dessa semana iremos falar sobre carreira e quais serão as 10 principais profissões e habilidades que irão se destacar nos próximos anos.

O Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional que tem como principal objetivo promover encontros entre empresários, líderes políticos e representantes culturais.

Este fórum reune pessoas com o potencial para moldar as agendas industriais, regionais e globais.

A sua missão, segundo os próprios organizadores, é “Melhorar a situação do mundo.

Existem diversas críticas em relação à visão do fórum sobre a globalização e o progresso econômico, principalmente em relação aos impactos ambientais, pobreza e miséria do mundo. Temas que eu não vou trazer nesse momento porque o objetivo aqui é falar sobre as carreiras e habilidades que vem crescendo.

Periodicamente, o fórum se reúne e emite um relatório que traz medições e projeções sobre diversos temas, entre eles o mercado de trabalho e profissões em destaque.

Tivemos a terceira edição do relatório em 2020, em um momento totalmente diferente do último, que havia sido em 2015. No contexto atual a pandemia é um agente de aceleração de mudanças no modelo de trabalho, nas tecnologias e nos empregos.

Existem tem três pontos que se destacam e irão servir de base para grande parte do que iremos  falar daqui em diante. Três aspectos de mudanças que estão sendo empurrados pela pandemia.

Escalar o Home Office

Muitas empresas passaram a adotar o home office como principal modelo de trabalho.

O trabalho remoto deixou de ser algo esporádico ou segregado, porque as empresas perceberam que isso garante a sua continuidade e crescimento da sua operação, inclusive em outros países.

Digitalização do processo de trabalho

Mudar o modelo de trabalho para que ele possa ser realizado de forma remota e digital, era algo que gradualmente vinha sendo implantado nas empresas. O ganho na redução de custos, velocidade, desburocratização e melhor acompanhamento dos fluxos de trabalho já eram percebidos, mas a pandemia mudou esse cenário de desejo para necessidade.

Automação do Processo de Trabalho

Por último, com a digitalização do trabalho, surgiu também a revisão dos processos repetitivos e que podiam ser automatizados. Apesar de parecer um grande ofensor para muitos empregos, é também uma grande oportunidade por abrir novas carreiras que a pouco tempo nem existiam.

 

Covid-19 está pressionando as empresas

Diante desse cenário as empresas passaram a adotar com maior frequência ferramentas de videoconferência, ofertas de trabalho remoto, treinamento e educação dos seus funcionários, para eles poderem se adaptar a esse novo contexto e eventualmente a uma nova atribuição na empresa, mais orientada à transformação digital que a empresa está passando.

Cerca de 5% todos os trabalhadores do mundo tiveram que passar por alguma transição de carreira para se adaptar a essas transformações. Os setores mais impactados foram os de entretenimento, hotelaria, alimentação e vendas.

Previsão do Mercado de Trabalho para as profissões do futuro

Então vamos agora falar da previsão do mercado de trabalho entre 2020 e 2025.

Com a alavancagem da transformação digital das empresas e o foco na automação, diversas tecnologias têm sido adotadas e se tornaram foco de desenvolvimento para os próximos anos.

A computação em nuvem, big data e e-commerce continuam estando em alta, seguidas agora pela criptografia, que reflete um mundo digital cheio de inseguranças e vulnerabilidades.

Além disso, temos a Inteligência Artificial, reconhecimento e processamento de dados, sejam imagens, texto ou voz, realidade aumentada, impressão 3D e 4D, novos materiais e fontes de energia que começam a trazer a visão de robotização em outro nível de aplicação.

Não se preocupem! Não é a Skynet chegando para destruir os humanos. Independentemente de serem físicos ou virtuais, a robotização nos permite prestar melhores serviços, com rapidez, segurança. Isso não irá substituir os, seres humanos, pois criatividade, inovação, liderança são características inerentes a nós.

Se você está lendo este artigo e não sabe do que se trata porque não é da área de tecnologia, acho importante entender que esses conceitos cada vez mais irão fazer parte de todas as profissões.

Existem diversas aplicações do uso de robôs, como por exemplo:

  • O uso de realidade aumentada para realização de cirurgias remotas, ou seja, um cirurgião pode estar em qualquer lugar do mundo, enquanto um robô realiza o procedimento.
  • Um robô que vai ajudar o mercado a entender, organizar e atender melhor os seus consumidores conforme os dados que serão recebidos de múltiplos dispositivos, por exemplo, um relógio inteligente ou até mesmo uma roupa com chip.

Para você entender o contexto do seu trabalho, você deve também entender o conceito das tecnologias que serão o futuro de grande parte dos negócios.

10 Profissões de destaque

Nesse sentido eu vou destacar aqui as 10 profissões que mais vão se destacar nos próximos anos, segundo esse relatório. A lista completa você encontra aqui.

  1. Analista de Dados e Cientista de Dados
  2. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (Machine Learning)
  3. Big Data
  4. Marketing Digital
  5. Automação e Robotização de Processos
  6. Desenvolvimento de negócios
  7. Transformação Digital
  8. Analistas de Segurança da Informação
  9. Desenvolvedores de Softwares e Aplicativos
  10. Especialistas em Internet das Coisas

Isso não quer dizer que todas as profissões vão convergir para tecnologia. Isso demonstra como elas vão ser impulsionadas pela tecnologia e vão gerar a necessidade de novos profissionais para alavancar a sua própria evolução.

Mesmo assim, existem profissões que tendem a diminuir a procura por conta da digitalização e robotização, principalmente aquelas que têm atividades repetitivas.

Agora que você já conhece as profissões que vão crescer nos próximos anos, vamos às habilidades.

15 Habilidades mais procuradas

Essas são as 15 habilidades mais procuradas pelas empresas:

  1. Pensamento analítico e inovação: Ser capaz de criar conexões entre informações e dados.
  2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado: aprender e se manter atualizado de forma constante.
  3. Resolução de problemas complexos: Conseguir entender e resolver problemas complexos no contexto da sua organização ou do mercado.
  4. Pensamento crítico e analítico: ser capaz de analisar, criticar e sugerir mudanças.
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa: ser criativo, pensando de forma diferente e original.
  6. Liderança e influência social: Ser aquela pessoa que ajuda a ver e seguir equilíbrio entre as suas necessidades, as da empresa e a do seu cliente.
  7. Uso, monitoramento e controle tecnológico: Aprender a usar a tecnologia a seu favor, para monitorar, medir e controlar o seu trabalho.
  8. Desenho de tecnologia e programação.
  9. Resiliência, tolerância a estresse e flexibilidade: Saber lidar com os estresses do dia a dia com flexibilidade, tolerância às opiniões divergentes e situações adversas e se mantendo resiliente.
  10. Raciocínio lógico, ideação e solução de problemas: Entender um problema, desenhar soluções, ter ideias e colaborar para solucionar os problemas.
  11. Inteligência Emocional: saber lidar com as suas emoções e principalmente com as das pessoas que você convive.
  12. Solucionar problemas e experiência do usuário: Buscar entender o lado do usuário, sua experiência no uso de um produto ou serviço para solucionar e resolver os seus problemas.
  13. Orientação de Serviço: Trabalhar orientado a serviços, transformando sempre necessidades e dores em possíveis serviços.
  14. Análise e avaliação de sistemas: analisar sistemas de informação para evolução e manutenção das informações, além do uso do dia a dia.
  15. Persuasão e negociação: Saber negociar e persuadir através do uso de fatos e dados para conseguir equalizar as necessidades a serem alcançadas pelo grupo.

15 habilidades mais procuradas pelas empresas

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denisia
Denisia
2 anos atrás

Ótimo conteúdo

trackback

[…] o futuro do trabalho. Se você me acompanha há algum tempo, lembrará que em 2021 eu publiquei um artigo falando sobre 10 habilidades e profissões do futuro. Agora, com o relatório de 2022, trarei os […]

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram